quinta-feira, 9 de julho de 2009

Manual de instruções

Instruções para comer manga

Escolha uma manga que já esteja exalando cheiro. Vá até a pia e descasque a manga. Não se incomode com pingos amarelos escorrendo pela mão. Dê mordidas generosas, daquelas de amarelar o nariz. Crave os dentes nos fiapos, para arrancar os últimos nacos da fruta. Vá até o banheiro e lave o rosto, tire os fiapos presos entre os dentes e troque de roupa, se necessário.

Instruções para aproveitar o dia

Preste atenção nos passarinhos cantando lá fora e tente adivinhar sua direção. Admire o azul profundo do céu e procure achar formas inusitadas nas nuvens. Caminhe devagar, mas num ritmo cadenciado. Endireite as costas, sinta que os joelhos são molas que te propulsionam pra frente. Sinta o cheiro das mimosas que você não vê por trás dos muros altos. Ouça os gritinhos de crianças brincando. Somente volte para casa quando as mãos estiverem pesadas de tanto seguirem penduradas ao lado do corpo caminhante.

Instruções para receber notícias

Esteja sentado. Leia a notícia várias vezes, até entender tudo. Não se precipite, não pense logo que é com você. Quando sentir o coração acelerar e a respiração arfar, levante, caminhe um pouco e segure a cabeça, pra que as idéias não criem asas. Sente novamente e tente entender por que o momento pelo qual você tanto esperava foi adiado. Não se deixe interromper por planos e desejos. Acalme-se. Tudo vai dar certo.

Nenhum comentário: