terça-feira, 17 de junho de 2008

Composteira

Na nossa última assembléia discutimos muitas coisas, dentre elas a implantação de uma composteira, captação de água da chuva, horta de ervas e a mudança da função do Caldo, que não quer mais saber de telefone. O problema do Caldo foi fácil de resolver: a função dele agora é o lixo e o Gustavo está no telefone. Mas pra implantar as idéias naturebas do Junior, a gente precisava de ajuda externa.
Dois casais de amigos do Junior vieram pra ensinar a fazer uma composteira que não fede e não atrai bicho. Passaram o dia aqui, e quando saíram, tínhamos uma composteira. Restava ensinar pros moradores como proceder com o lixo orgânico. Não é só jogar o lixo orgânico acumulado na cozinha na composteira e boa. Tem que cortar o lixo em pedaços menores e revirar o conteúdo da composteira numa massa homogêna, ocasionalmente adicionar mais serragem e pronto.
A idéia de captar água da chuva também precisa ser estudada mais a fundo e pra implantar uma horta, os hábitos dos meninos precisam mudar. Até agora só eu como os maracujás doces, salsinha, cebolinha, alecrim e hortelã que eu plantei. Os outros moradores não têm o costume de consumir essas coisas, nem nunca tinham visto uma composteira.
Bom, o lixo orgânico parece funcionar bem. Os outros, o reciclável e o imprestável estão temporariamente abandonados. Tudo uma questão de adaptação.

Em tempo: Percebi que muita gente cai aqui atrás de informações sobre composteira e que esse post talvez não seja exemplar. Pra ajudar, vão outros links:

Composteira

Projeto HortOca
Projeto Canto da Horta
Horta em garrafas pet
Horta no cano de PVC
Plantio
Finalizando

Self made jardineira
Telhado pra composteira

Dois anos depois

Lixo

Nenhum comentário: