quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Coletor menstrual

Existem diferentes maneiras de lidar com a menstruação.
Tem gente que toma pílula anticoncepcional direto, evitando assim a menstruação. O problema deste método é que a mulher ingere muitos hormônios e pode sofrer os efeitos colaterais: enxaqueca, aumento de peso, mudanças de humor. Além disso, pode ser difícil ter filhos depois.

Tem gente que sangra e usa absorventes.
Modess incomoda quando se caminha, faz volume entre as pernas e marca a roupa. Depois vira lixo.
OB é caro, precisa ser trocado freqüentemente (em dias de fluxo intenso a cada 2 horas e meia e nos outros dias a cada 4 horas) e há toda uma polêmica em volta das substâncias que há no algodão branquinho do OB que provocam mais sangramentos. Depois vira lixo.

Natalie me apresentou o coletor menstrual. É um funil fechado de silicone que é introduzido no corpo, coleta a menstruação, é retirado, lavado e reintroduzido. Não há produção de lixo e o coletor dura a vida toda.

Os coletores desta marca que Natalie e eu compramos vêm em dois tamanhos: pequeno e grande. Pequeno é indicado para moças até 25 anos que não tenham tido filhos, o grande é indicado para mulheres acima de 25 ou que já tenham tido filhos. O meu, que pode ser apreciado na foto, é grande. Veja os dois, lado a lado, aqui.

Pra inserir: a boca do coletor deve ser comprimida com os dedos. Esta é a parte que entra primeiro. Lá dentro, o coletor vai abrir num copo. A haste de baixo serve para ser puxada quando o coletor for retirado. Talvez seja preciso fazer força pra haste aparecer ao tato dos dedos.

Durante o ciclo menstrual, o coletor deve ser lavado com água ou limpado com papel. Quando o ciclo acabar, o coletor deve ser desinfetado ou numa solução com cloro ou em água fervente. Eu lavei o meu com detergente e depois fervi por 5 minutos numa panela. Lavou, tá novo.

O coletor pode ficar dentro do corpo por até 12 horas, mas o indicado é que seja retirado e esvaziado a cada 8 horas. Em dias de fluxo intenso, é bom reduzir esse tempo, porque o coletor tem furinhos perto da boca, que permitem vazamentos. Eu já fui acordada numa madrugada por sonhos urgentes. Quando vi, tinha vazado.

Nadei com o coletor e não deu nada. O fiozinho verde do OB normalmente encharca o algodão do OB, de modo que o algodão expandido não seja mais capaz de absorver a menstruação. Outra coisa legal do coletor é que a mulher vê a cor e quantidade da menstruação com mais nitidez e percebe como o sangramento tem picos.

Curti o coletor menstrual porque reduz os meus gastos mensais, não produz lixo, me dá sossego por muito tempo, não incomoda e dura virtualmente pra sempre.

Super Natalie fez pesquisa de mercado, mostra fotos do coletor dobrado pra inserção e relata como foi a experiência. Veja aqui o que ela tem a dizer.

15 comentários:

Natalie Rios disse...

roube as fotos do meu blog para seu post :)

vitoria disse...

ola
tenho um fluxo muito intenso no segundo e terceiro dia. troco de absorvente a cada 1:30hs
o copo suporta qual quantidade de fluxo por troca?
qual o valor cobrado por ele?

bgda.

iglou disse...

Vitoria,

o coletor não faz milagres, e como tem furinhos perto da boca do funil, deixa vazar o excesso. Assim como você, eu também tenho fluxo intenso no segundo e terceiro dia. Nesses dias, preciso esvaziar o coletor a cada 2 horas e meia. Pra dormir, uso absorvente (modess) além do coletor.

Imagino que um coletor custe por volta de R$ 70,-. Considerando que é pra sempre, vale a pena.

Alguns sites vendem
Lady cup
Moon cup
Diva cup.
O site da Moon cup te dá a possibilidade de ver revendedores no Brasil. Tem gente no Rio, Campinas, Goiás e Paraná vendendo coletores. Mas se quiser comprar online, pode.

Miss disse...

Lançamos o único coletor menstrual fabricado no Brasil.
Uma solução prática, econômica, ecológica e higiênica que substitui os absorventes femininos.
Produzido 100% em silicone medicinal, adequa-se perfeitamente ao corpo.
Oferece até 12 horas de proteção e conforto

Acesse www.misscup.com.br

iglou disse...

Uia!

Miss Cup disse...

Lançamos um coletor menstrual 100% brasileiro!
Uma solução prática, econômica, ecológica e higiênica que substitui os absorventes femininos.
Produzido 100% em silicone medicinal, adequa-se perfeitamente ao corpo.
Oferece até 12 horas de proteção e conforto
Saiba mais pelo site www.misscup.com.br ou direto na loja virtual loja.misscup.com.br .

Anônimo disse...

nem todos os coletores tem estes furinhos na parte de cima..
eu uso o divacup q ele não tem furinho..

Anônimo disse...

Tenho um MissCup e A-M-O! Não sei como vivi sem ele por tanto tempo.
Vale cada centavo investido.
Super recomendo.
bjs
Pri Magalhães

Anônimo disse...

Tomem cuidado com produtos da meluna.
Em minha opinião o site www.meluna.com.br faz desejar muito com seus produtos, alem de correr boatos que a vendedora não paga impostos ao importar seus produtos e nem autorização da anvisa tem.
Eu pelo menos não confio, é um tiro no escuro

Anônimo disse...

acho que a pessoa que fez esse comentário é vendedora de outra marca rs.
me fala o registro de qualquer coletor menstrual que exista?
nao existe. pq anvisa dispensa de registro absorventes e retentores menstruais-

Julie disse...

Meninas! O mais novo coletor para brasileiras... não me aguentei e comprei o meu. é lindo! tem modelos diferentes, incolor e colorido (vegano).
<3 super inlove....

chama holy cup!

tem link pro fb no rodapé do site... holycup.com.br

e preço bem amigo também :)

Girlaine Duque disse...

Meninas interessadas no coletor da Me Luna, façam contato pelo email: laneduque@yahoo.com.br
Me Luna é a única empresa que oferece 4 opções de tamanho, outros coletores menstruais costumam ser encontrados em apenas dois. Além dos tamanhos M e G que mostram-se equivalentes ao da maioria dos coletores encontrados no mercado a Me Luna oferece o tamanho P, o menor copo menstrual do mercado, ideal para virgens e para adolescentes em seus primeiros ciclos, e o XG. Possue uma grande variedade de cores, incolor, roxa, azul, laranja, preta, vermelha, azul e verde.
Contato: laneduque@yahoo.com.br

Sueli disse...

Meninas, o coletor não dura pra sempre, não.
As validades variam, geralmente, de 5 a 10 anos (o que é um bom tempo).

Mesmo com essa validade, ainda é a opção mais sustentável para nosso ciclo, visto que um absorvente descartável demora 400 anos para se decompor no solo.

Também é a opção mais econômica.

Estou com o meu há mais de um ano e posso lhes afirmar que foi a melhor coisa que eu fiz pelos meus "queridos dias do mês".

Blog Testes disse...

Gostei da postagem... uma novidade bacana, e melhor, não polui o meio ambiente. Mas fiquei com uma dúvida enormeee!!! Tipo: você coloca o coletor, e tira, passa uma água e recoloca, certo? Mas, e se a gente estiver fora de ksa? Como no trabalho ou shopping? Como lavar sem que as pessoas no mínimo estranhem? A idéia é boa, mas não achei muito higiênico... enfim. Parabéns pela postagem, seu blog é ótimo e as dicas muito boas. Bjinhos.

Anônimo disse...

Na verdade, como você fica muito tempo com ele (12 horas nos dias de menor fluxo e umas 5 horas naqueles dias de fluxo muito intenso), acaba tento que remover poucas vezes.
Porém, se precisar trocar em um banheiro público, vc tem algumas opções:
1- levar uma garrafinha de água para dentro do banheiro
2 - limpar com lencinho umedecido
3 - usar o esguichinho do banheiro para lavar
4 - não lavar (é a pior opção, claro, mas ainda assim é menos nojento do que um modess e muito menos nojento do que os lixões.) Não lavar e somente esvaziar é uma opção quando a situação é crítica. não recomendo.
Serei sincera. Normalmente eu troco o meu coletor 2 vezes no dia (geralmente no banho) e nos dias de fluxo intenso, acrescento mais umas duas trocas, na hora do almoço e jantar. Não paro em casa e, sinceramente, não me lembro de ter passado apuro nenhuma vez para trocá-lo.