segunda-feira, 5 de maio de 2008

Enfim, a sinalização

Finalmente colocaram placas ao longo da ciclovia/ ciclofaixa de Barão. Esta é para os ciclistas. Estou olhando pra portaria da Unicamp, a FEF está à direita e o bandex à esquerda, lá na frente. Não dá pra ver na foto, mas a faixa ainda não foi completamente pintada. Só as bordas estão vermelhas.
Agora o estacionamento do bandex está à direita. Esta faixa é uma das primeiras faixas (dentre outras) que o motorista vê quando entra na Unicamp por esta portaria.
Esta placa está na rotatória do bandex e é para os motoristas. Esta rotatória é aquela que tem tráfego compartilhado. Reparem que um pedaço da ciclovia está pintado de vermelho. Esta pintura, num local que - de acordo com algumas interpretações - deve ser compartilhado entre ciclistas e pedestres, levou a generalizações: se pedestre pode andar aqui, e aqui o chão está vermelho, então pedestre pode andar em qualquer parte vermelha da ciclovia/ ciclofaixa.
Tudo bem, a foto não ficou espetacular, mas dá pra observar que na intersecção entre ciclovia e rua tem sinalização vertical (a placa) e horizontal (a pintura vermelha), chamando a atenção do motorista.

Particularmente, tenho notado que os motoristas estão mais cautelosos em relação à ciclovia. Não todos, mas cada vez mais. Os pedestres, em contrapartida, pelo visto continuarão preferindo transitar pela ciclovia que pelas calçadas irregulares da Av. Atílio Martini.

Nenhum comentário: