sábado, 29 de maio de 2010

Bicicletaria boa

Pelo que pude perceber, a grande maioria das bicicletarias de Porto Velho apenas conserta bicicletas (e não vende ou compra bicicletas). Essas bicicletarias não investem em acessórios ou aparência da loja. As bicicletarias que comercializam bicicletas estão localizadas no centro e nem sempre lidam com MTBs, speeds ou dobráveis. Trabalham com Barras Fortes, cargueiras, Monarks e Calois que também são vendidas em supermercado.

Quando eu morava na Venezuela (a rua), fui numa bicicletaria-oficina pra pedir que regulassem o câmbio traseiro. O meu pedido mobilizou 3 mecânicos que se debruçaram sobre o gancho passador de marchas que fica no pedivela. Dei várias voltas no bairro pra testar a regulagem deles e sempre voltava reclamando. Os mecânicos achavam que eu tava teimando, testaram a bicicleta e voltavam dizendo que tava tudo bem.

Bicicletaria boa é aquela que tem mecânico bom. Mecânico bom pra sua bicicleta é o cara que está acostumado a lidar com bicicletas parecidas com a tua - e ainda por cima pedala. A bicicletaria boa pra Amarilda fica a 7km de casa. Ontem o mecânico resolveu dois problemas: câmbio (ele mexeu no câmbio mesmo, lá atrás) e um barulhinho téc ... téc a cada volta do pedivela. Era o encaixe do movimento central no quadro seco e sujo. 

Em Barão Geraldo, o mecânico bom que mexia nas minhas bicicletas fazia o preço baseado em múltiplos fatores: tempo gasto, material gasto e complexidade do problema. Eu confiava no julgamento dele, porque ele era bom. O mecânico daqui também é bom, mas cobra seis vezes menos que o de Barão. Eu já falei pra ele que estou acostumada a outros preços e que o que me importa é a qualidade do serviço. Ele deu risada.

Um comentário:

Leonardo disse...

as bicicletarias daqui também são a ssim, de tanto passar raiva nelas aprendi a regular bastante coisa na bicicleta.