segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A função de cada um na piscina

Quando comecei a nadar na piscina da Unicamp, me surpreendi com a distribuição de funções das pessoas. No momento da inscrição, eu tinha visto que o professor responsável era um homem de nome complicado. Na primeira aula, fui apresentada à monitora e uma colaboradora.

Nas aulas que se seguiram, pude observar que não veria nunca a cara do professor responsável. A Vanessa era a monitora, a Joyce a colaboradora e a Cici (cujo nome é Natália!) vinha de vez em quando pra dar uma força. A elas, juntava-se sempre o salva-vidas que atende pelo nome de Paulinho.

Com o passar do tempo, as temperaturas foram caindo, a força dos ventos noturnos foi aumentando e os alunos foram rareando. No começo éramos 2 ou 3 por raia (era uma desgraça, especialmente quando mandavam a gente nadar costas. A gente se trombava sempre e acabava conhecendo o corpo dos companheiros de raia de ponta a ponta), depois passamos a ter raias exclusivas (momentos felizes da minha pessoa), depois houve raias vazias (o que me fazia sentir uma heroína teimosa que não tem medo de gripe). Joyce começou a usar o tempo da nossa aula de natação para preparar as suas aulas de Step, Vanessa começou a investir na amizade de alguns meninos, Cici assumiu as funções da Joyce que ficava subindo e descendo o degrau ao som de música alta e o Paulinho teve o seu momento de glória. Não, ele não resgatou uma pessoa que não conseguisse sair da piscina por conta própria. Ele entrou em ação. Passou de observador paciente a agente ativo: tentou resgatar o meu chinelo. Sem querer, Cici tinha chutado o meu chinelo pra dentro da piscina - na minha raia. Paulino tentou pescá-lo, mas como eu tava vindo, retirou a vara da piscina e me pediu pra pegar o chinelo.

Hoje choveu o dia todo. Aquela chuva fina, digna de Holanda em seu estado natural e prototípico. Quando cheguei na piscina, vi que só tinha um aluno além de mim. Paulinho ficou olhando, Vanessa e Joyce ficaram conversando embaixo de um guarda-chuva cor de rosa e o outro aluno e eu ficamos trocando de raia, tendo nadado estilos diferentes em todas elas no final da aula.

Nenhum comentário: