segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ciclofaixas de Curitiba

Foi através do Apocalipse motorizado que eu fiquei sabendo do caso. Cicloativistas em Curitiba pintaram ciclofaixas na cidade e três deles foram multados por isso. Lançaram uma campanha para arrecadar o valor necessário pra pagar a multa e prometem mover uma ação contra a Prefeitura. Por lei, cada rua nova deve ser acompanhada de ciclofaixa (o que a Prefeitura não respeita).

Um dos multados me escreveu:
fomos na câmara de vereadores, e com tristeza presenciamos o veto pelos vereadores da situação de um projeto que destinaria um milhão para projetos de ciclomobilidade na capital paranaense. Foi vetada por ser uma proposição da oposição.

Não cabe a mim julgar quem está certo ou errado. Cabe lembrar do Yehuda:

-Yehuda... Por que tem seis latas de tinta branca no quartinho lá atrás, embaixo de uma lona?
-Projeto de serviços comunitários?
-Ãhã. Deixa eu adivinhar: a prefeitura está ocupada demais pra pintar ciclofaixas?

-Você está pintando ciclofaixas pela cidade porque levaram a Ghost Bike
-É. Bem, quando a neve derreter, será o meu jeito de retribuir.
- Você quer dizer 'de voltar atrás'. Avisa, que aí eu uso o valor da loja pra pagar a sua fiança.
-É.
- Yehuda! Isso não é resposta!
-É.

-Mesmo com esse tempo horrível, vim de bicicleta antes do inverno acabar... Desde que vi aquelas ciclofaixas novinhas em folha nas avenidas Lee e South Woodland.
-Ciclofaixas novas ?
-Ééé.
-YEHUDA!

-Você pintou aquelas ciclofaixas?!
.
-Yehuda, seu idiota! A prefeitura vai saber que foi você e vai fechar a nossa loja!
-Joe, um cliente ... ele ainda vai aceitar.
-Eu deixei de ir ao trabalho de bicicleta por tanto tempo.
-Sei.
-Mas quando eu vi as ciclofaixas novas...
-É?
-Eu pensei: agora que é seguro, é hora de voltar a pedalar. Que legal que a prefeitura pintou ciclofaixas, não?
-Na verdade fui...
-Yehuda, me dá uma mão aqui?
-Uau, não estive aqui desde que pintei as ciclofaixas ... As pessoas estão realmente usando elas! Tem muito mais ciclistas nas ruas ... Detesto ter que dizer isso, mas achei as ciclofaixas bem movimentadas.
- Sei.
-Me pergunto quanto tempo vai demorar pra prefeitura pintar por cima das ciclofaixas ... Que ]*@$}: Por que você está buzinando? Eu estou na ciclofaixa! ... Ah, entendi. Foi aqui que acabou a tinta.
-Pinta por cima das ciclofaixas antes que alguém se machuque. E devolve a Ghost Bike. Já entendemos a mensagem dele.
-Não acredito que você vai deixar o Moon se safar dessa.
- Sério? As ciclofaixas que ele pintou ilegalmente fizeram a prefeitura economizar um monte em termos de comitês exploratórios, planejamento e engenharia civil.

2 comentários:

Jonas disse...

Ideologically sound, perhaps, but somewhat lacking in comedy, if you ask me :).

iglou disse...

You mean Yehuda. Yeah, not everything is funny, but I like almost everything about the character.