terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Boicote

Estou boicotando o evento comercial que é o Natal. O Natal perdeu completamente o sentido: ninguém lembra de Cristo. Lembram que precisam dar presentes aos outros. Lembram que precisam estar junto com a família.

Boa parte da decoração natalina em Porto Velho são presépios, mas a esmagadora maioria é composta por um rebanho de renas e o velho gordo barbudo que traja a cor da marca Coca Cola. Pinheirinhos com algodão branco, luzinhas piscantes, papais noéis infláveis, trenós, caixas de presente sem nada dentro e os panetones. O que essas coisas todas têm a ver com o Natal?

O ato de presentear perdeu o sentido. Os jornais anunciam dicas de presentes, apresentam listas de presentes elaboradas por celebridades, fazem com que todo e qualquer bem de consumo seja vendido no contexto natalino. Na minha concepção, dar um presente para alguém é um impulso que nasce dentro de mim, quando associo um determinado objeto com uma pessoa. Assim, dou um presente específico para aquela pessoa. No Natal, a data e o ritual fixado nessa data me obrigam a presentear.

Os presenteados normalmente são os familiares. A ceia e os presentes são os dois motivos que unem muitas famílias. Muitos detestam ter que passar um feriado inteiro com a família. Mas é Natal, então tem que ser. Outros usam a data para ver a família. Rever pais, avós, tios, primos e às vezes irmãos só acontece uma vez por ano, bem no fim dele.

Neste Natal, não darei presentes pra ninguém. Como não posso viajar antes de cumprir um ano de trabalho, ficarei aqui, rezando pra chuva não alagar a minha casa.

5 comentários:

Mônica disse...

Lou, o importante não são os presentes, mas a lembrança de cada um.

Feliz Natal!

bjs

quitzaukleine disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
quitzaukleine disse...

E aqui,Lu, que somos massacrados pelo Natal Luz?! Tudo kitsch, tudo comercial, tudo sem alma.

Apesar deste bombardeio na cidade, é uma pena que ocê não pode vir esse ano.

Abração.

Phil disse...

Ha! agora fiquei curioso: o que é que estava escrito no comentário excluído?

"Excluído pelo autor" significa que a pessoa que escreveu o comentário o excluiu, ou o Lou, que é a autora do blog?

E com este artigo você já respondeu o que eu queria te perguntar, se tu fosses vistar a Oma.

E sobre o conteúdo teórico do seu post, o significado de Natal, você vai passar o dia pensando em Cristo e a influencia dele no mundo?

Feliz dia.

Mé tais!

iglou disse...

Não, pequeno provocador. Não passei o Natal pensando em Cristo e como ele influenciou o mundo. Passei o Natal pensando como a adoração a ele foi substituída por outros valores.

Você está num lugar em que faz frio nessa época do ano. Pinheiros, frutas cristalizadas e nozes fazem sentido nesse frio. Você está num lugar onde as pessoas vão à igreja e depois se recolhem em casa, em volta de um pinheirinho e se dão presentes à luz de velas. Você mora num país em que as pessoas conhecem músicas de Natal.

Eu estou numa cidade que tem temperatura anual média de 30°C e onde basicamente só se ouve forró.