quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Regulagens antigas

Como hoje não precisava levar muito material e eu tinha que estar na Unir às 8:00, - quando o sol ainda não morde a gente, - resolvi ir de Caloi 10 e mochila nas costas. Tive que encher o pneu da frente mais um pouco antes de pegar a estrada.

O ar até tava friozinho, nem cheguei a suar. A mochila não incomodava tanto, mas se as alças que ficam penduradas nas laterais não me açoitassem nas descidas, teria sido melhor. O selim foi descendo com o meu peso e eu fui me sentindo macaco de circo em bicicleta pequena. Na última subida, tive que pedalar em pé pra ter força. 

Nem troquei muito de marcha, nem explorei o potencial de velocidade da magrela. Fui trançando uma rota por entre as pedrinhas, cacos de vidro e outros lixos do acostamento. E como ela é mais leve que a Amarilda, senti bem o deslocamento de ar causado pelos caminhões que passavam por mim em alta velocidade.

Na volta pra casa, fui ajustando a altura do selim e pedalando, mas o nariz dele ainda estava muito alto. Já na BR, o pneu da frente começou a anunciar cada pedrinha com um impacto meio seco e surdo. Descer a maior ladeira com o pneu murcho assim poderia ser perigoso. Troquei a câmara rapidinho, sem ter achado o material que furou a câmara. 

Em casa, fui remendar a câmara. O furo estava numa dobra da borracha perto da válvula. A cola do remendo nem pegou. Pelo fato de não ter encontrado nenhum material cortante no pneu, e ter tido que encher o pneu de manhã, concluo que o furo já era antigo. Para sanar o desconforto da posição na bicicleta, puxei o selim todo mais pra frente. 

Depois que fui e voltei, é que consegui regular a bicicleta.

2 comentários:

Leonardo disse...

eu sempre quis ter uma speed mas pra usar em asfalto cheio de lixo e buracos gigantes tenho medo... dá pra usar numa boa assim ou fura mais que numa mtb ?

imagino que o selim seja muito fino pra você, mulheres tem quadril mais largo no geral

iglou disse...

Leonardo,
Caloi 10 não é speed. Caloi 10 usa pneus Levorin, Kenda e essas coisas de meia tigela. Speed não tem essas qualidades de pneu. Ponto positivo pra speed, negativo pra Caloi 10.

A pressão na câmara (e portanto no pneu) da speed é de 80 libras pra cima, de uma MTB ou Caloi 10 fica abaixo de 60. Ponto positivo pra Caloi 10.

Meu maior problema com a Caloi 10 é o transporte de pastas, livros e tal. Acho que vou insistir na minha pretinha, pra ver no que dá. Se eu tiver que remendar câmara toda semana, daí eu reconsidero.

Quanto ao selim, a largura ideal é determinada também pela postura do ciclista. Como não vou de coluna retinha na MTB nem na Caloi 10, não preciso de selim largo. O selim alargado é pra pessoa descansar os ossos em cima. Até já tive selim mais largo, mas não gostei.