sábado, 23 de junho de 2012

Quando Akari sobe no forro

Akari só dá trabalho quando sobe no forro. Ela anda pelo forro, mia, pede socorro, mas quando eu pego a escada e subo no forro pelo teto do banheiro, ela não vem até mim nem se deixa pegar. Quando ela se entoca atrás da caixa d'água do outro banheiro, eu deito no chão e puxo a gata pelos cabelos. Saio de lá suja e cansada da peripécia que é resgatar a Akari do forro.

Mustafá é um gato mais esperto. Quando apareço com a cabeça no forro, ele já vem e se deixa pegar e trazer para baixo. Para ele, subir ao forro é muito mais um exercício que uma fuga. Aí ele aprendeu a descer sozinho, e é só raramente que preciso buscar a escada e descer o gato.

Andar no forro não é fácil, porque além de ser baixo e sujo, só se pisa nas vigas. A sala, o meu quarto e o meu banheiro são forrados com madeira (fina, não dá pra eu pisar, mas sustenta a Akari), já o quarto de hóspedes, o outro quarto e a cozinha são forrados em PVC (que é super frágil).

Desde a primeira vez em que desisti de resgatar a Akari, ela furou o forro com o peso dela. Caiu na cama de hóspedes e deve ter achado o atalho interessante. Protegi os PVCs estragados com portas de guarda-roupa, que dispus sobre as vigas, impossibilitando a passagem da Akari. Mas ela insiste. Akari nunca aprendeu a descer do forro por onde entrou. Sempre estragou a casa e me deu trabalho.

2 comentários:

Mônica disse...

Aqui em casa, quando os gatos ainda saíam, eu tinha um trabalho semelhante com o Nanquim. Ele subia no telhado, imitando o Ginji, mas depois não sabia descer. Eu tinha de subir no sótão e chamá-lo para dentro.

Mas uma dica: os gatos odeiam limão, Lou. Se vc quiser acabar com o problema, corte alguns limões e os disponha na entrada para o forro que a Akari usa. Provavelmente ela deixará de subir para o telhado. Aqui em casa usei o método para os gatos deixarem de arranhar as poltronas e o sofá. Foram precisos só dois dias.

iglou disse...

Obrigada pela dica, Mônica. Akari sobe no telhado muito esporadicamente. Depois que o Mustafá descobriu o lugar, ela sobe lá tipo uma vez por ano. Mas quando sobe, faz estrago.