terça-feira, 19 de junho de 2012

Tudo parente

Izaque no cipó
Ontem foi feriado (só) em Rondônia: dia do evangélico. Izaque, hóspede da Cynthia, encontrou uns parentes (todos os índios se chamam, entre si, de parentes) e montamos uma programação turística (...) em Porto Velho.
Izaque e Cynthia no Parque Natural
Izaque é do Amazonas, perto de Parintins e prestou vestibular para Medicina. Vem se preparando para esse vestibular faz aproximadamente 3 anos, quando saiu da aldeia e foi pra Belo Horizonte. Fala português com sotaque e é batista.
Josimar
O parente que passou o dia conosco é Josimar, militar há 5 anos, vindo de São Gabriel da Cachoeira. Seu trabalho é guardar a fronteira entre Brasil e Colômbia, portanto está acostumado a caminhar na floresta. Está prestando vestibular para Ciências Biológicas e gosta mais das plantas que dos animais.
Rio Madeira visto do Mirante 3
Depois do passeio na mata, fomos ao rio. Primeiro observamos o rio de diferentes mirantes, depois fomos nos aproximando pela Praça Madeira-Mamoré até entrarmos no barco que faz o passeio até a usina.
Os parentes
Ali, perto do barco de passeio, sempre tem karitianas vendendo seus artesanatos. Eu mesma já tenho um anel e três colares deles. Eu vou nessas banquinhas para ver as biojoias. Izaque foi para cumprimentar os parentes. Onde ele via índio, ia lá, cumprimentar o parente e perguntar de onde era. Achei legal a postura dele.

Nenhum comentário: