segunda-feira, 9 de abril de 2012

Medicinal

Ele veio de bicicleta, seus olhos já pareciam afetados pela catarata e suas rugas indicavam ansiedade. Me pediu um pedaço de mandacaru pra fazer remédio. Explicou que a velha tava mal e que ia fazer um remédio bom pro fígado e pros rins. Disse que já tinha rodado a cidade toda atrás de mandacaru e me explicou como se prepara o remédio. Perguntei se ele acreditava em noni. Ele disse que sim, e que se eu precisasse, traria noni pra mim. Agradeci e apontei pro meu pé de noni.

Quando contei a história pro Narcísio (biólogo), ele se exasperou: por que as pessoas da Amazônia confiam tanto no poder de cura de plantas exóticas como noni e mandacaru, quando têm outra planta nativa que cura tudo? O ipê amarelo é bom pra tudo. Dessa eu não sabia: a mim alegrava os olhos e o coração. Não sabia de seus poderes medicinais.

Nenhum comentário: