sábado, 11 de junho de 2016

Sobre fraldas

Putz papo cabeça, né? Mas é o que me ocupa os pensamentos ultimamente.

No começo, Agnes era recém-nascida e a gente comprava fraldas RN, tanto Pampers como Huggies (da Turma da Mônica). Mas aí comecei a achar que as Huggies RN estavam ficando pequenas e resolvi usar as Pampers tamanho P que a Rafaela tinha nos dado antes da Agnes nascer. Essas eram enormes, a gente demorou um pouco a entender o que era frente e o que era atrás e o pior: elas espalham o cocô. As Huggies tamanho P não são do mesmo tamanho que as Pampers P. Não espalham o cocô, porque a textura do absorvente é similar à do modess. Mas vazam. Na roupa da Agnes e às vezes até na minha roupa.

Se essas são as melhores marcas de fraldas descartáveis, qual alternativa tenho? Fraldas de pano. Não do tipo que dobra segundo os ensinamentos da avó e prende com alfinete, mas ainda assim, fraldas de pano (modernas). Comprei uma pra experimentar. Quando ela chegou pelo correio, fiquei preocupada com o tamanho dela.

A maioria das roupas da Agnes cabe nela com essa fralda de pano. Ela é composta de duas partes: essa que se vê (em material de biquíni com forro dryfit) e uma flanela dobrada, chamada de absorvente, que vai dentro dela.
Pedi mais fraldas porque como são ajustáveis, podem ser usadas até a criança não precisar mais de fraldas; e porque não vazam. O tecido dryfit deixa o líquido passar pro absorvente e o resto fica ali, dentro dos limites da fralda.

A vantagem das descartáveis é que são descartáveis e que o gel dentro da fralda incha quando entra em contato com líquido. Assim eu sempre sei quando é preciso trocar a fralda. A fralda de pano não avisa que a criança fez xixi.

A desvantagem das descartáveis é que são descartáveis. Um pacote acaba muito rápido e pra onde vai esse lixo todo? Outra desvantagem é que vazam ou espalham o cocô (do umbigo à lombar). Por fim, tem a questão do preço: os produtos ecológicos (estou pensando no coletor menstrual e no Biowaschball), você compra uma vez e potencialmente usa pra sempre. O preço de cada fralda de pano (que dura enquanto a criança precisar usar fraldas) equivale ao preço de um pacote de fraldas descartáveis (que acaba em poucos dias).


Nenhum comentário: