quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Desumanização

Perguntei pro Luis o que ele faria se fosse morador de rua. Ele disse que tentaria organizar os moradores de rua, criar um movimento social. Me dei conta de que os homens de rua que vejo são indivíduos isolados (uns dos outros e da sociedade).

Num artigo que li sobre a relação de drogas com sociabilidade, o isolamento aparece como um dos grandes responsáveis por nossas obsessões. Somos muito frágeis, quando isolados dos outros.

E quando nos juntamos em sociedade (maior e mais heterogêneo que comunidade), tendemos a isolar membros da sociedade. Criamos distância dos mendigos, dos trabalhadores de frigorífico, dos dirigentes. Pelo que entendi do Philosophy Talk intitulado Humanity Violated, um motivo que nos leva a desumanizar o outro (que é do nosso mesmo tipo, espécie, condição = humano) é poder. Para ter poder sobre o outro, distanciamo-nos dele, usamos metáforas para inferiorizá-lo.

O que os homens de rua e as classes trabalhadoras não têm é poder aquisitivo. E qual é o contraponto? Caixas enormes, com ar condicionado, musiquinha e segurança em que as pessoas humanas são encorajadas a mostrar seu poder aquisitivo.

Nenhum comentário: