A primeira notícia que tivemos de ratos na casa veio da proprietária que avisou por WhatsApp que as inquilinas anteriores tinham reportado ratos na churrasqueira. Nesse mesmo dia, vimos um rato andando entre a parede e as telhas (a casa não tem forro).
Avisamos que vimos o rato e o retorno que tivemos foi que deveríamos guardar as comidas na geladeira. Disseram que os ratos vinham do terreno vizinho. A proprietária da casa estava em outro estado. Reclamamos dos cocôs de rato pela casa e em cima da cama. Mandamos fotos, acharam que era sujeira que cai do telhado. Quando o vizinho ajudou a limpar cocôs de rato, acionaram outro rapaz que faria a dedetização.
Tinha sido marcado 8h pro rapaz colocar veneno. Às 9h ele ainda não tinha chegado. Passamos o restante da manhã fora e quando voltamos, o vizinho tinha matado 3 ratos que estavam numa caixa na lavanderia. O rapaz do veneno não tinha vindo. Todo mundo achou que tinha acabado.
No dia seguinte, achei um rato morto e coberto de formigas na lavanderia. O vizinho enterrou o rato. De tarde, quando retornamos da praia, tinha outro rato no chão. Luis deu uma paulada nele e o pai do vizinho recolheu. De noite, o marido da proprietária me ligou e durante a conversa avistei dois ratos: um passeando embaixo das telhas, outro na churrasqueira.
Ofereceram de a gente mudar pro chalé (também deles) que fica depois do jardim ainda naquela mesma noite. Acionaram a moça que limpa o chalé e mudamos. A dedetização seria reforçada.
Na manhã seguinte, o vizinho estava tirando dois ratos mortos do telhado.
O chalé é um quarto com banheiro. Levamos o dia seguinte pra desocupar a casa e nos alojar no chalé. A proposta da proprietária era que voltássemos para a casa dia 13, porque o chalé estava reservado pra outras gentes. Como não sabemos quantos ratos ainda restam nem onde está o veneno, preferimos sair daqui amanhã e pedir reembolso dos dias não usados.
Entenderam, concordaram, pediram minha conta pra transferência e que eu desse o valor a ser reembolsado. Dei e em seguida vieram mensagens da plataforma Airbnb informando que o reembolso seria feito e que o valor era menor do que eu tinha calculado (claro). Entendi que se a proprietária recorreu à plataforma pra encerrar a nossa reserva, é porque quer alugar a casa pra outras pessoas.
Quem são os ratos nessa história? Melhor ir embora mesmo. Não fomos antes porque as irmãs Nobrega e seus filhos estavam aqui e Agnes teve boa interação com as crianças.