quarta-feira, 20 de abril de 2022

Três homens, duas motosserras e uma árvore em um dia

Da janela da cozinha, eu costumava ver ocasionalmente alguém coletando manga, pitanga, cupuaçu, biribá no terreno baldio ali embaixo. Hoje de manhã vi um homem, depois outro, branco, apontando para a mangueira. Entendi imediatamente que esses não eram os usuais moradores de rua e que a árvore estava ameaçada.

Um homem segurando sacolas chegou a entrar pelo portão semiaberto e perambular entre os galhos. Saiu assim que o homem branco se movimentou em sua direção.
Choveu forte (mais de uma vez) e os homens com as motosserras terminaram o serviço. Perdemos pássaros e outros animais como vizinhos. Desconfio que agora teremos obras ali.

domingo, 17 de abril de 2022

MAO fechado

É a terceira vez (desde o início da pandemia) que cancelamos uma viagem a Manaus. Nas outras vezes foi o medo da covid, dessa vez foi a condição de saúde da Agnes. Foram dois dias de hospital. No primeiro dia, fomos de mochila preparada para internação, já que Agnes estava vomitando muito e com diarreia. No segundo dia, fomos com o resultado dos exames na mão. Não era bactéria: era viral, então a cura se daria pelo tempo, hidratação e alimentação sem leite ou gordura.

O atestado que a médica nos deu garantiu que não tivéssemos que pagar as taxas de cancelamento na companhia aérea. Não embarcar com doença infecto-contagiosa é premiado. 

Nessas idas ao hospital, a gente mergulha na vida de tanta gente, participa de tantos dramas alheios... Hoje, por exemplo, tinha mais criança aguardando atendimento do que adulto. 

Será que devemos desistir de conhecer Manaus?

sábado, 16 de abril de 2022

As palavras e o mingau

Meus pais ligaram de manhã pra cantar parabéns e desejar feliz aniversário pra Agnes que completa 6 anos hoje. Aí ela contou que estava comendo mingau. Meu pai perguntou o que era mingau e a menina se escandalizou: 

"Você nunca comeu mingau em toda a sua vida? Você não conhece mingau???" 

Intermediei, explicando que Opa fala alemão e que o que ela conhece como mingau ele conhece como Brei. 

"Eu tô comendo Brei, Opa."

*

As palavras e as coisas...

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Festa no susto

Ontem veio bilhetinho na agenda da Agnes pedindo um bolo de chocolate com cobertura pra comemorar a Páscoa. Agnes e eu fomos na confeitaria escolher um bolo bem bonito e nos demos conta que não haveria mais oportunidade de comemorar o aniversário dela (sábado) porque viajaremos na semana que vem por uma semana. 

 

Pedi pra cantarem parabéns pra ela, mandei velas e um balão junto com o bolo. Como a escola já tem prática de aniversários, deu tudo certo.

De tarde tinha ateliê e fiz o pedido: podemos levar alguma coisa? Voltamos na confeitaria e levamos brigadeiros pro pessoal e Agnes teve duas festinhas antecipadas e não planejadas.

quarta-feira, 6 de abril de 2022

44

 

Estou aqui na escrivaninha - em plenas férias!

domingo, 3 de abril de 2022

A estrada embaixo da água

Antes de sair de casa, verifiquei o nível do Madeira pela ponte. Tava alto. Agnes e eu atravessamos a ponte sobre o rio Madeira olhando os troncos descendo no rio. Reparei que na estrada da beira não tinha quase movimento.

O (igarapé) Maravilha engoliu a estrada. Os pescadores disseram que moto e bicicleta passava, mas eu preferi dar meia volta e tentar a sorte pela estrada do 4,5. Pegamos a BR de novo, entramos no Km 4,5 e fomos progredindo, de buraco em buraco, de lameiro em lameiro. Todo ano os desafios mudam.

Eu estava com medo dessa água parada transbordar, mas como existe desnível, continuava sendo possível adivinhar a estrada embaixo da água. Ali no Maravilha, seria preciso lembrar onde era a estrada...