Luis comprou feijão verde e botou Agnes pra debulhar. Estabeleceu os critérios para incluir na panela ou descartar na vasilha: feijão com mancha vai pra vasilha, feijão sem mancha vai pra panela - mas sem a pelezinha. Tinha feijão verde, meio amarelo, até roxo. E apareceu feijão germinado.
Esse feijão que já tava nascendo, Agnes entendeu que não ia pra panela. Mas ela não entendeu em que estágio estava esse feijão. Luis tinha dito pra ela: "o feijão verde é o mais novo e quanto mais verde for o feijão, mais difícil vai ser tirar de dentro da vagem; e o feijão germinado é o mais velho, que está dentro da vagem há mais tempo". Quando fui me juntar a ela e pedir que me explicasse como funciona a seleção, ela disse que o feijão germinado era o mais novo.
Percebi que Agnes colocava o feijão germinado no ponto inicial de uma linha: ele vai crescer na terra, vai formar caule, folhas e vagens com feijões. Não consegui explicar pra ela (porque é teimosa) o ciclo do feijão, por que o feijão quer nascer dentro da vagem, ao invés de só secar e morrer.