Enquanto ela pendurava enfeites em enfeites que ela pendurava na árvore, Luis e eu nos empenhamos em diminuir o número de caixas espalhadas pelo chão. Damián veio dia 24 e ajudou a colocar os armários de cozinha na parede: toda a louça subiu da caixa pro armário. Luis conseguiu acomodar todos os seus livros (mesmo que empilhados, porque temos poucas estantes e as prateleiras ficaram na outra casa).
Esse Natal foi o primeiro (de que Agnes talvez possa se lembrar depois) em casa. Antes dela completar o primeiro ano de vida, passamos o Natal em casa. Antes de completar o segundo, o Natal foi em Natal, numa viagem louca em que Agnes conheceu o mar. Antes de completar o terceiro, estivemos em Campinas, com a família do Luis. Agora foi aqui, logo depois da mudança. Dia desse ela teve um lapsus linguae e disse que estamos no hotel.
Luis tinha encomendado um peru na loja que nos vende ovo de pato e galinhas (no passado). Como o bicho era grande, demos uma festa pra compartilhar o peru. Damián, Trubiliano & Laura + Mathias estavam convidados pro almoço no dia 25, Binho & Elen + Emanuel também. Nesse sentido, o dia 24 foi de preparação para o dia 25.
E quando Agnes acordou no dia 25, encontrou presentes embaixo da árvore.
E aí chegaram os convidados e ela pôde brincar com o Mathias. Comeu pouco, mas brincou muito, de quase tudo: os brinquedos migravam do quarto pra sala pra mesa num ritmo acelerado.
Binho mandou mensagem dizendo que acordou com a família na porta de casa e por isso não conseguiu vir.
Um dos presentes da Agnes foi esse microfone que amplifica a voz (e dá microfonia, que ela soube aproveitar como se fosse percussão).
Quando Agnes e Mathias começaram a correr e gritar pela casa, nos demos conta de que ela precisava dormir (e como tinha passado da hora, ela estava elétrica). Mathias, contudo, não dorme de tarde e aproveitou pra brincar com o trem que Agnes herdou do Mathias (do Micha e da Helga).
Quando Cynthia, Fran, Heloisa, Edinaldo, Marcelo e eu nos reuníamos (ou um grupo menor desse grupo), nos identificávamos como os sem-família. Cynthia e Fran estão na Bahia, Heloisa já viajou pra perto da família, Edinaldo aposentou e sumiu, Marcelo saiu pra doutorado e não voltou. Agora os sem-família são outros.
Foto: Luis |