quinta-feira, 12 de julho de 2018

CCO Uff

Descobri um seminário de um Grupo de Pesquisa em Conectivos e Conexões de Orações. Achei a ideia tão genial, porque acabei me dando conta de que uma das coisas que confere conexidade a uma oração é a concordância verbal - e os dados de escrita de surdos que eu andava coletando tinham milhares de verbos no infinitivo. Conectivos são tipo preposições e conjunções - que são bem raras na escrita dos surdos cujos dados eu estava coletando no grupo de whatsapp da turma deles.

O Seminário do CCO aconteceria nos mesmos dias que o GEL - tradicional GEL que eu gosto tanto de frequentar. Preferi o CCO por ser específico e pequeno.

Antes da viagem, Luis teve sérios problemas de saúde, perdeu 5 kg em 4 dias. No dia mesmo da minha viagem, foi ao hospital e fez ultrassom - pra sabermos o que ele tinha. O ultrassom revelou que o fígado dele estava muito grande e que é hora de parar de comer tanta carne. Fui pro aeroporto me sentindo muito egoísta, já que ele ainda estava fraco pra cuidar da Agnes.
Achei no site do CCO
Não me arrependo de ter vindo, porque gostei muito do fato de todo mundo estudar mais ou menos a mesma coisa, fazer parte do mesmo Grupo de Pesquisa e se ajudar (muitos estudantes). A coisa do tempo eu também achei legal: as comunicações não começavam no horário marcado, mas depois que as mesas redondas (que antecediam as comunicações) acabavam. Todo mundo ficava junto. As referências a falas anteriores eram frequentes.
Achei na página do CCO
Mas infelizmente não deu pra discutir o meu trabalho. Apresentei pra debatedora, pra moça gerativista de indígenas que apresentou antes de mim, a monitora e o orientando da debatedora. E a debatedora ficou querendo me ensinar coisas que eu apresentei, ficou levantando hipóteses implausíveis sobre os meus dados (que os surdos são bilíngues, que o que se escreve no whatsapp não é português, mas um pidgin - combinação de 2 línguas, tipo chico prosa). Tive que explicar o trabalho pela segunda vez pra ela.

As vaidades. Percebi as minhas também. Somos ensinadores - mais ou menos gentis.

Um comentário:

Karin und Walter disse...

gut, dass du trotzdem gefahren bist. Ich bin froh, dass du schaffst, was ich nie geschafft hätte. So selbständig und mutig zu sein und trotzdem nicht den kritischen Blick auf sich selbst dabei zu verlieren.