sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Em busca de um nome para o coelho

A gaiola custava quase 10 vezes mais que o coelho, então compramos só o coelho e o deixamos no jardim. Nos primeiros três dias seguidos aqui em casa, choveu direto e o coelho se escondeu embaixo da citronela. Quando ele cansou de viver assim, deu a volta na casa e se alojou na casinha do gás, entre potes de planta e restos de projetos.

O coelhinho cabe na palma da minha mão e ainda não investigamos o que ele tem entre as pernas. Mesmo sem saber se é menino ou menina, precisamos de um nome pra ele. Toda empolgada em usar uma referência da Linguística, sugeri Gavagai.

Ok. Pra quem não conhece a história, aqui vai: um linguista e um falante de uma língua nativa que o linguista está empenhado em descrever estão sentados num tronco na floresta quando passa um coelho branco. O informante exclama "gavagai" e o linguista anota em seu bloquinho que a tradução da palavra "gavagai" é "coelho branco". Esse é o problema da indeterminação da língua de modo geral e da tradução. O linguista não sabe o que significa "gavagai". Pode ser "cuidado", "fugiu", "perdi a oportunidade", "comida" e tantas outras coisas. Esse é um exemplo do Quine, bastante corrente na Linguística. Quando Rajagopalan (indiano) nos contou esse exemplo numa aula de Pragmática, ele disse: no meu país, vacas são deidades. Por que gavagai não poderia, então, referir a Deus?

Luis não gostou e justificou a impossibilidade de adotarmos esse nome porque "o coelho dessa história é branco, o nosso é cinza". Mas como ele não ofereceu nenhuma alternativa, saí perguntando prum monte de gente pelo whatsapp que nome dariam.

Um me informou que "gavagai" e "coelho" são sinônimos, portanto não há nada de errado com essa escolha. Outra respondeu que "gavagai" pode ser "coelho" apenas, sem especificar a cor. Foi sugerido
  • Copas, em referência à Alice no País das Maravilhas,  
  • Morel, referindo ao Dr. Morel de Bioy Casares (o que eu achei interessante, já que pensei em Sombra ou Fantasma, porque o coelho dá umas sumidas)
  • Foca, pra confundir as pessoas
  • Paulo Coelho ou Christian Grey (mas essa opção eu não vou considerar)
  • Subcomandante Marcos ou Zapata (mas eu acho Bakunin mais legal)
  • Cartola (eu achava que a Heloisa, que estuda animais na literatura tivesse algum nome de personagem na manga, mas saiu Cartola)
  • Leleco (aí eu perguntei se era esse o nome do personagem de um conto do Murilo Rubião e a resposta foi que não, que esse é Teleco, mas que nome de coelho de criança tem que ser Leleco. Sugestão da Cynthia, que me apresentou Murilo Rubião)
Ainda não definimos o nome. Quem quiser ajudar, sinta-se à vontade.

2 comentários:

Mônica disse...

Tem cara de Pitchu. Eu daria esse nome. Mas fiquei com medo dele solto assim, sozinho. Não tem perigo de gato, cachorro ou gavião entrar no quintal?

iglou disse...

Obrigada pela sugestão, Mônica. Gris é esperto. Quando ouve o gavião ou os quero-queros, se encolhe todo e se esconde. Gato eu nunca vi dentro do muro, só fora, e cachorro não entra porque as portas ficam fechadas.