domingo, 6 de novembro de 2016

Desmame ou greve de peito

Bem uma semana atrás, para marcar o dia do Servidor Público, Agnes resolveu morder o meu peito. Como dói pra caramba, eu tirava o peito e ralhava com ela. Ela chorava. Se eu fingia que não doía, porque afinal eu queria que ela mamasse, ela mordia, olhava pra mim, sorria, mordia de novo e puxava o bico do peito.

Pedi socorro no grupo de mães do qual participo pelo Whatsapp: como eu faço pra ela entender que não é pra morder, mas pra mamar? Elas disseram que tinha que ser firme. Aí Agnes chorava. Outra alertou que poderia ser simplesmente uma greve de peito que, em função da erupção dos dentes, dura uns dias e depois passa.

Fui tirando leite, congelando e dando pra ela. Passou uma semana e a greve - se é que ela começou tão cedo no movimento, antes até mesmo de nós, professores - não passou. Mordia e sorria, mordia e chorava, jogava a cabeça pra trás. Só mamava tranquilamente quando estava pingando de sono, e mesmo assim era num peito só. Entrei em crise. Ela está desmamando aos seis meses, eu queria dar peito até os dois anos, isso é a minha segunda cesária!

Instalou-se o conflito em casa, porque o pai dela achava mais seguro ter uma latinha de leite na dispensa, pro caso de não ter leite do peito. De fato passei a tirar menos leite, mas como eu sou cabeça dura, não queria saber nem de leite de fórmula nem de mamadeira.

Ontem compramos uma mamadeira que desmonta embaixo, esteriliza sozinha no microondas, tem bico com uma textura interessante e ventosas embaixo, facilitando fluxo contínuo. Mamadeira high tech. Enquanto eu esperava a moça do caixa fechar a conta, achei bicos de silicone. Minha mãe tinha falado deles antes mesmo da Agnes nascer e eu tinha achado a coisa mais esquisita do mundo colocar um plástico entre o peito e a criança. Mas como ela tava mordendo, resolvemos tentar. Bota mais esse aí, passa a régua e fecha conta, moça.

Tem vezes que ela não quer mamar mesmo, daí ela morde o silicone e balança a cabeça com o silicone na boca. Mas tem mais vezes em que dá certo.
Bico de silicone



Nenhum comentário: