sábado, 27 de outubro de 2012

Pagando pela falha

Durante a greve, fui ao Rio de Janeiro. No dia da partida, acordamos cedo e fomos ao aeroporto Galeão. Na passagem o horário de partida era 7:16, mas no painel se lia 7:53. Como o painel é constantemente atualizado, nos orientamos pelo painel e só entrei na sala de embarque às 7:05. Quando cheguei no portão 22, vi que não havia fila. Perguntei do avião pra Brasília, a moça da TAM pegou a minha passagem, reconheceu meu nome e ralhou comigo: já fechou o embarque, eu chamei, chamei, chamei esse nome. Olhei pela janela e apontei para o avião: mas o avião está aí, estou vendo. Mas a porta já fechou, a ponte já saiu, não tem mais como você entrar. Ué, mas como que eu cheguei tarde demais, se no painel estava escrito 7:53? Olha aqui na passagem, está escrito 7:16. Mas eu me orientei pelo painel!

O resultado foi que tiraram a minha bagagem de dentro do avião (o que certamente atrasou o avião) e eu tive que pagar uma nova passagem a Porto Velho. Procurei em outras companhias, mas não encontrei melhor opção que a própria TAM. O detalhe é que a passagem de ida a Porto Velho me saiu mais cara que a passagem de ida e volta. Me senti enganada, sem saber quem tinha me enganado. Como eu provaria que no painel estava escrito 7:53, se o anúncio já tinha sumido bem antes da decolagem prevista do avião, às 7:16? O argumento que usaram contra mim foi que todos os outros passageiros do voo tinham embarcado, menos eu.
Hoje de manhã a cena se repetiu. O painel no guichê do check-in - assim como todos os paineis do aeroporto - anunciava o voo das 7:16 para as 7:53. Perguntei pra moça no check-in se o horário do voo tinha mudado, já que se lia 7:53. Mudou? Não mudou - confirmou a colega que reclamou que a Infraero estava anunciando esse horário errado há séculos. Avisei que eu já tinha perdido um voo por causa do painel enganoso e elas lamentaram.

No portão 22 apontei para a tela acima do portão e perguntei qual era o horário do voo. 7:16, óbvio. Então por que está escrito 7:53? Ah, nosso gerente já reclamou na Infraero, mas eles não mudam.

Quando eu perdi o voo, ninguém demonstrou saber que a Infraero anuncia o horário errado. E hoje ninguém avisou que não era pra eu me orientar pelo painel (o que me parece óbvio, já que mudanças devido a reposicionamento dos aviões, atrasos e cancelamentos são anunciados no painel e não na passagem). Será que a loja da TAM no Galeão vende mais passagens de última hora por volta das 8 da manhã?

Nenhum comentário: