quinta-feira, 5 de julho de 2012

UNIR 30 anos

A UNIR foi fundada em 1982. O estado de Rondônia foi criado em 1981: antes disso era território federal e chamava Guaporé. A fundação do estado e da única universidade pública do estado andam juntas. E os companheiros também.
Manifestantes em frente ao Palácio do Governo
Para hoje e amanhã, existe uma agenda especial de comemorações dos 30 anos da UNIR. Em plena greve, haverá palestras, apresentações e intervenções. As palestras - por serem palestras - são mormente voltadas para o público acadêmico, apesar de girarem sobre assuntos de pouco interesse acadêmico: história e estórias da UNIR, a importância da UNIR para a sociedade rondoniense e por aí vai. Todavia, a sociedade se fez presente na comemoração dos 30 anos da UNIR: a marcha de agricultores  que tinha fechado a BR na altura de Cacoal chegou aqui empunhando cruzes.
Reitoria da Unir ao fundo
Quem viu os manifestantes chegando, ficou impressionado. Denunciavam os assassinatos no campo e a urgência de uma revolução agrária. Quando fizemos a greve de 2011 contra a corrupção na UNIR, todos esses movimentos sociais organizados (campesinos, atingidos por barragem, sindicatos vários) nos apoiaram. Nada mais feliz que a coincidência de eles virem manifestar sua indignação na abertura da festa de 30 anos da UNIR.

Nenhum comentário: