segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pupunha

Pupunha é uma das três palmeiras que dá palmito (juntamente com açaí e jussara). E depois do tucumã, vem a época da pupunha. Os cachos das frutas vermelhas enfeitam feiras, tendas e esquinas. Parei a minha bicicleta na vendinha que tem sempre farinha (de mandioca), (farinha de) tapioca e melancia.

Ele me deu a opção de comprar um cacho ou um quilo de pupunha. Expliquei que eu queria experimentar. Ele torceu o nariz e demonstrou falta de paciência com pessoas pouco experientes na culinária regional. Anunciou que me daria instruções e que era pra eu prestar bem atenção. Cortou as duas pontas de uma fruta e disse pra cozinhar com uma colher de sal por 20 minutos na pressão ou 45 minutos sem pressão.
Como ele não tinha dito nada sobre a casca, o gosto ou o acompanhamento, fui na interneta, pesquisar receitas de pupunha. Achei a receita-experiência da Vovó Cristina simpática.
Logo saquei que para descascar era mais fácil puxar a casca da pontinha pra cabeça.
O gosto é bem particular, mas lembra abóbora com mandioca. Talvez também lembre, bem de longe, pinhão, mas é só o cheiro.
Tem um caroço, sim. Gostei da pupunha: dá menos trabalho que o tucumã.

2 comentários:

Matias disse...

A fruta da pupunha é também bastante nutritiva, gosto de fazer purê, tipo o de batata mesmo, com manteiga fica uma delicia.

iglou disse...

Ah, boa ideia! Valeu!