quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

1:1.8 para a luz


Minha máquina fotográfica Canon ficou fotofóbica pela segunda vez. Desencanei de passar o perrengue que passei faz dois anos, quando eu tava me instalando em Porto Velho e a máquina tava no conserto em São Paulo e ela voltou do conserto com outros defeitos. Obsolescência programada.
Pedi conselhos pro Philip, que entende de máquinas fotográficas. Aquela que eu tinha achado muito da hora não impressionou o meu irmão. Eu achava que ela tinha a marca certa, o peso certo e gostei da ideia de fazer fotos das crateras da lua. Philip lembrou que eu estava procurando uma máquina fotográfica, não um telescópio.
Para ele, sensibilidade à luz era muito mais importante do que zoom power. Me ensinou a ler os números que aparecem na lente e disse que quanto menor for o número depois dos dois pontinhos, melhor. A Canon obsoleta tinha 2.8 e era muito boa. Essa tem 1.8 e vai me desacostumar completamente com o flash.

6 comentários:

Mônica disse...

Como a Akari está linda!

Mas não entendi: as fotos foram tiradas com a Canon obsoleta ou com a nova câmera recomendada pelo Philip? E qual a câmera que ele recomenda? Divida, por favor, esse conselho conosco.

bjs

iglou disse...

Então, eu não queria fazer propaganda da Samsung Ex1, só queria alertar para a fotossensibilidade das máquinas fotográficas.

Tirei as fotos de jardim ao entardecer e as dos gatos dentro de casa, com luz artificial. Acho que nunca mais vou usar flash, porque a máquina não pede.

Mônica disse...

Flash é a pior coisa para nós, mortais que não sabem fotografar. Na faculdade aprendi que o melhor é fotografar sem flash e desde então aboli esse hábito. Mas minha câmera tb já está velhinha e não é tão boa quanto essa sua.

Ulla disse...

Das sind ja wirklich wunderbare Fotos, Glückwunsch und Hut ab vor Felipe! Abraços

Leonardo disse...

Ainda bem que você pesquisou antes de comprar a nova câmera, essa daí é bem legal e tem macro de 1 cm, vai dar pra fazer as fotos de pertinho que você tanto gosta. Hoje em dia todo mundo compra esses canhões de milhares X de zoom que fazem fotos bem piores na verdade

iglou disse...

Sim, palmas para o pequeno Philip! Vi muitas câmeras com zoom que vai na lua e 1:3.0. Agora que sei o que esses números significam, elas perderam o encanto.