sábado, 26 de fevereiro de 2011

A internet

Ainda hoje a Cynthia me disse que "hoje em dia se acha tudo na internet". Não achei as legendas em português pra segunda metade de Devdas, um filme bollywoodiano que eu tava vendo, mas também confesso que não me esforcei muito pra procurar. 

Além de "ter de tudo", a internet é rápida. A notícia de um acidente crime de trânsito (citando Willian Cruz) horroroso envolvendo um carro, a bicicletada (massa crítica) de Porto Alegre e 16 ciclistas feridos circula em alguns blogs. De link em link, cheguei no blog da massa crítica de POA. Ali está relatado não só o chocante incidente em que um motorista varre um grupo de ciclistas para abrir passagem, mas também a dificuldade de lidar com as autoridades que deveriam amparar, socorrer e interceder pelos ciclistas. Eu sei como a polícia demora para vir ao local, fazer BO. Eu sei como a lógica do fluxo que deve continuar oprime o acidentado que só quer registrar a desgraça que o abateu. E eu sei que a bicicleta não é um dos veículos contemplados num boletim de ocorrência e que "atropelamento" é colisão contra pedestre. E pronto, já estou simpatizando com pessoas que nunca vi na vida, torcendo pra que se recuperem do susto, que o motorista daquele Golf preto seja responsabilizado (punido) e que os ciclistas sejam respeitados em seus veículos.

E veja: eu que ia escrever sobre Shahrukh Khan, acabei chamando atenção para mais uma barbárie de trânsito no Brasil com direito a videos pós-acidente editados (em HD) e crus (com voz tremida por causa do espanto e câmera inquieta pra registrar todos os danos) e uma reportagem que saiu no telejornal.

2 comentários:

Mônica disse...

Ao ligar o computador, no UOL, vi logo essa notícia. Agora à noite, divulgaram que o motorista vai se entregar.

ogum777 disse...

é lou, a coisa anda agitada. citações na cbs, bbc, el país, e etc. terça bicicletada em buenos aires até a embaixada brasielira. acabei de chegar da nossa bicicletada de protesto hoje na avenida paulista, com direito a muita chuva e ciclistas deitados no chão. mas é fazendo pressão que um dia a coisa vira. apareça por sp....