sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Tempo e espaço

Através de uma reportagem na tv, fiquei sabendo que existe um museu na Unicamp. O Museu Exploratório da Ciência. Junior e eu logo combinamos de ir conferir, mas acabei indo sozinha.
O museu fica onde era o Observatório. Nós, os tapioquenses, gostávamos muito de ir ao Observatório. Íamos em bando. Seja pra observar eclipses, constelações ou a paisagem noturna. Depois de um tempo, a permanência no ponto mais alto e ermo da Unicamp foi proibida de noite - para a sua segurança. Eu continuava subindo lá ocasionalmente, mas de bicicleta, pra pegar toda a velocidade que a lomba podia me oferecer. Agora colocaram lombadas no meio. Mudou o tempo, mudou o espaço.
O tema do museu é "o tempo e o espaço". O visitante ao museu não é autônomo: se algumas instalações não estiverem abertas ou ligadas, a exploração não tem graça. Mas eu não fui pra me divertir em explorações científicas. Fui pra visitar as mudanças que o Observatório passou no tempo e no espaço.

Nenhum comentário: