sábado, 22 de janeiro de 2011

Multi-kulti

No vagäo (estou com um teclado germânico, éh!) do trem de Hannover a Frankfurt havia seis lugares. Três deles estavam ocupados por malas, casacos e bolsas; os outros três restantes estavam ocupados por nós. Num primeiro momento, julguei que todos nós éramos estrangeiros.

Pela fisionomia, o rapaz de pele morena podia ser indiano. Em todo caso, ele usou uma língua que eu näo entendo no celular. Com a controladora de passagens, ele falou alemäo com sotaque forte.

A moßa (näo tem cedilha aqui) ao meu lado lia um livro em inglês e conversava em espanhol no celular.

Eu näo troquei nenhuma palavra com a controladora de bilhetes, mas conversei meio misturado com o meu irmäo pelo celular.

Apareceu um policial querendo ver nossos documentos. Todos os três apresentaram seus respectivos Personalausweise (RG daqui). Os três que pareciam estrangeiros pela língua, têm a cidadania alemä.

Um comentário:

Ulla disse...

Oi, Lou, o ç está no teclado alemão no "ö" e o tilde no "ä" depois de ativar uma segunda lingua em Start, Systemsteuerung e Datums-, Zeit-, Sprach- u. Ragionaleinstellungen.
Auf der unteren Bildleiste erscheint das Symbol DE für Deutsch und, wenn Du das anklickst, auch PT für Portugiesisch. So kannst Du, wenn Du willst, auch bei einzelnen Wörtern zwischen den Sprachen wechseln. Gute Fahrt!