terça-feira, 27 de julho de 2010

Slow numbers

Muitos me perguntaram, eu nunca soube responder. Quantos habitantes tem Porto Velho? 

Olhei pro (meu antigo) mapa de Campinas afixado na parede da cozinha da Oca e concluí que Campinas é maior que Porto Velho. A maior cidade do interior paulista é praticamente três vezes maior que a capital de Rondônia. Não é só o mapa de Campinas que é mais complexo que o de Porto Velho. Tem muito mais prédio, casa em construção, gente nos lugares públicos e lugares públicos a serem frequentados.

São Carlos, que é uma cidade relativamente pequena e cheia de morro, tem mais prédio que Porto Velho. Será que Sanca também é maior que Porto Velho? Wikipédia diz que não. Porto Velho (382.829 habitantes) está mais pra Limeira (281.583 habitantes) que pra São Carlos (220.463 habitantes). Mas não é só o número absoluto de habitantes que conta. É preciso considerar também a densidade demográfica. E aí muda tudo. O Japão tem fama de ser densamente habitado, mas a Holanda tem uma concentração de gente por km² bem maior que o Japão. A densidade demográfica das cidades do interior paulista (Sanca com 186,7 hab/km² e Limeira com 479,8 hab/km²) é diferente, mas a de Porto Velho é altamente destoante (11,2 hab/km²).

Rio Branco, capital do Acre, é a capital mais próxima de Porto Velho (dá uns 400 km). Embora Rio Branco tenha 305.954 habitantes (isso é menos que PVH), apresenta uma densidade populacional três vezes maior que Porto Velho: 33,2 hab/km². Não quero comparar São Paulo com Porto Velho, mas quero fechar com a comparação das densidades populacionais de Porto Velho e Campinas, que tem 1.064.669 habitantes. A diferença é enorme: 11,2 contra 1.328,0 hab/km².

Nenhum comentário: