quarta-feira, 14 de abril de 2010

Transformações

Mandei hoje a minha declaração de imposto de renda pra Receita Federal.

Virei gente grande.

* * *

Sempre peço pros meus alunos de Produção de Textos que tragam textos pra ler em voz alta, na frente da sala. Minha ideia é que, pra formar bons escritores, é preciso formar bons leitores. No começo, só eu é que lia contos, crônicas e trechos em voz alta pra eles. Com o tempo, foram ganhando espaço e trazendo poemas, parábolas, notícias de jornal. Aula passada, um aluno de Letras pediu licença pra ler um texto dele mesmo. Disse que tinha gostado tanto de escrever essa redação pro curso, que quis ler pra turma.

Estão começando a refletir sobre o processo de escrita.

* * *

Meus (ex) alunos pararam de frequentar o cineclube. Como a única coordenadora presente nas sessões e debates, eu estava conduzindo as dicussões. E como eu estudava os filmes exibidos, o debate virava quase que aula. Não havia atrito, havia acumulação de observações que retomavam e remontavam o filme. Era como se juntos compuséssemos uma resenha, como se ela fosse orquestrada.
O filme de hoje, "Terra de Ninguém", ou "Terra de Cegos", gerou discussão daquelas de rolar atrito, daquelas de polarizar pró e contra.
O cineclube virou gente grande.

Um comentário:

Fernando disse...

Bem vindo ao maravilhoso mundo em que vc passa seis meses de cada ano pensando em como restituir o máximo possível do IR...