quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Som de passarinho

Bambu, serrote, canivete, barbante, cola de madeira e pedaços de ripa. Com essas coisas dá pra fazer um instrumento que faz som de passarinho. Stephanie tinha um - que eu deixei escapar da mão e tive que consertar - e eu já fiz vários.Muitas variáveis influenciam o som que sai do bambu que gira no ar: o tamanho (comprimento e diâmetro) do bambu, a largura da fenda, o tanto de corda que se dá e a velocidade em que se gira o instrumento. Corda comprida, bambu fino e fenda grande dá um som agudo e tirilante. Bambu grande dá um som mais grave e menos regular. Quanto mais rápido se gira o punho, tanto mais ele falha, fica irregular e parecido com passarinho de verdade.
Ainda não tenho a sensação de que consigo interagir com os outros passarinhos com os meus bambus, mas certamente alegrei as pessoas que ganharam passarinhos de bambu.

8 comentários:

cabelo disse...

Caramba! Que Demais!
Só pra ver se eu entendi: Tem que pegar um gomo de bambu, serar, fazer um cortezinho de uma ponta à outra, tampar a extremidade que foi serrada e na tampinha prender um barbante. Depois disso feito tem que girar no ar? Tipo rodando mesmo?

Eu tenho vários instrumentos musicais artesanais em casa, inclusive tenho uma caixa com vários apitos para chamar pássaros, mas deste tipo eu nunca tinha visto. Muito legal.

Valeu!

iglou disse...

Oi, Cabelo!

Sim, é basicamente isso.
Não precisa ser um gomo (serrando em cima do nó), pode ser um pedaço (tipo cano). É mais fácil abrir a fenda num cano que num gomo que termina num nó.
Me esforcei pra que os cortes da fenda fossem pararelos, mas o bambu fez o que quis com o canivete.
Fazer o furo na tampinha de madeira foi mais complicado que eu imaginava: o prego rachava tudo, então fui furando aos poucos, girando a ponta do canivete no meio da tampinha.

Sim, depois é só girar o instrumento preso na corda. Fiquei com bolhas no dedo indicador, de segurar a corda, então achei uma solução legal: formei uma alça com um nó na corda. A ponta da corda agora é uma alça sobre a qual fecho a mão.

Que complicado descrever coisas tão simples! Vai fazer um?

Cabelo disse...

Hahahaha!
É, né? Díficil mesmo.
Com certeza vou fazer um!
Valeu pelas dicas, minha filha vai adorar! E eu também, hehehe.

gabriel Santos disse...

Olá, me chamo Gabriel.
Estou procurando em todos os lugares como sefaz um desses brinquedos.Então achei seu blog!

Bom, qual material que prende o barbante ao bambu?

É couro?

iglou disse...

Gabriel,

uma das tampinhas que fecha as extremidades abertas do bambu ganha um furo no meio. Cê passa o barbante pelo furo e faz um nó. Se quiser reforçar, faz um nó num palito de fósforo.

gabriel Santos disse...

Ah tá, entendi.
Mas de que material é feito essa tampinha? É madeira mesmo ou é couro?

Aproveitando, deixa eu perguntar, como é que você faz para cortar esse bambu? Canivete?

VALEU A AJUDA AÍ! CURTI O BLOG, PRINCIPALMENTE A PARTE DA JARDINAGEM!

gabriel Santos disse...

Ah, também preciso saber como você cola essa tampinha no bambu. Cola quente ou cola de madeira?

Valeu mesmo!

iglou disse...

Gabriel,
é madeira, serrote ou canivete e cola de madeira.
Bom trabalho!