sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Cada tipo que aparece

Bateram palmas. Fui até o portão, ver quem era e o que queria àquela hora da noite.
Boa noite, senhora, desculpe o incômodo, é que eu tô aqui pra pedir uma doação de livros.
Desculpa, moço, acho que não entendi direito. Cê quer li-vros?
Sim, faço parte de uma entidade carente e tamo aí com um projeto de montar uma biblioteca pras crianças, então, não sendo didático, aceito qualquer livro.
Fui na minha estante e escolhi uns dez livros.

Bateram palmas. Fui até o portão semi-cerrando os olhos por causa da claridade intensa. Era uma moça gorda e maquiada, bem-vestida e penteada.
Boa tarde, senhora. A senhora mora aí? Então, desculpa incomodar, mas é que eu tô desempregada.
De fundo, o som da faxina da Dona Dazinha no quintal. Pensei que a moça queria se oferecer como faxineira ou perguntar se eu sabia de alguém que precisasse de faxineira.
Será que a senhora poderia doar algum alimento? A pergunta me desestabilizou de tal forma, que eu disse que não.

Quase não ouvi as palmas. Fui até o portão achando que era a tiazinha que vende doce, mas não era. Era uma senhorinha bem velhinha e cansada.
Ô, fia, eu normalmente, eu não não faço isso não, sabe, mas eu tô pcisada de tomá um remédio que não dão no postinho de saúde aí, então se ocê pudé contribuí com dois reais, já me ajuda a comprá o remédio.
Mostrou um panfleto de propaganda com o preço destacado em letras garrafais. R$ 10,99. Esse dado me confundiu. Peraí, a senhora tá me oferecendo esse produto aí?
Não, fia, esse é o remédio de intestino que eu pciso tomá e num consigo comprá.
Ah, não tenho dinheiro, não.
Então será que ocê podia me arrumá um copo de leite, se tivé um pão, também? Eu tô com fome.
Dei as costas e voltei com um copo de leite.
Ai, mas tá gelado?
Tá, uai, saiu da geladeira, o leite.
Eu não posso tomá gelado, será que ocê podia dá uma esquentadinha, e botá uma colhé de açúcar? Se não for abusar de sua caridade.
Com os olhos arregalados, voltei pra cozinha com o copo e lhe ofereci um copo de leite morno e açucarado.
Deus lhe abençoe, bem.

Nenhum comentário: