sábado, 8 de dezembro de 2007

Renovação de carteira

Como eu não fiz curso de direção denfensiva nem de primeiros socorros na auto escola, nem em qualquer outro momento, tive que aprender essas coisas agora, no momento da minha segunda renovação de carteira de habilitação.
Não quis fazer curso, portanto comprei a apostila e dei uma lida nela em casa. A linguagem é surpreendemente adequada, com muita coisa na primeira pessoa do plural, muitas marcas de oralidade e uma clareza fenomenal:

Você já viu que manter a calma é a primeira atitude que você deve tomar no caso de um acidente.
Só que cada pessoa reage de forma diferente, e é claro que é muito difícil ter atitudes racionais e coerentes na situação: o susto, as perdas materiais, a raiva pelo ocorrido, o pânico no caso de vítimas, etc. Tudo colabora para que as nossas reações sejam intempestivas, mal pensadas. Mas tenha cuidado, pois ações desesperadas normalmente acabam agravando a situação.

Ciclistas estão bem destacados como condutores de veículos que não devem circular na calçada, mas na pista (ou acostamento) quando não houver ciclovia ou ciclofaixa. Quando estiverem realizando um cruzamento, têm preferência e devem ser ultrapassados por veículos motorizados que guardam do ciclista 1,5m de distância durante a passagem.

Uma parte engraçada é em relação a animais na pista:

Lembre-se que o animal não pensa e dificilmente tomará a atitude correta ou a que você espera. Por isso não use a buzina.

Nenhum comentário: