domingo, 21 de outubro de 2007

Não quero sacola

Não quero sacola, eu tenho mochila.
Posso deixar a sacola aqui? Eu ponho na mochila.
Pode deixar, eu trouxe a minha mochila, que é mais ecológica que as sacolas de plástico.

Toda vez que pago por algum produto, a história se repete. Todo mundo mete tudo dentro de sacolas plásticas. As pessoas acham normal acumular sacolas plásticas em casa, e provavelmente nunca pensaram em rejeitar as sacolas que lhe são oferecidas.

Mas percebo que as coisas podem mudar através do meu comportamento diferente.
Na banca de jornais, rejeitei a sacola. Enquanto eu colocava o troco na carteira, ouvi a vendedora perguntando pro cliente seguinte se ele aceitava uma sacola plástica. Claro que ele aceitou, mas só a pergunta da vendedora já valeu: o gesto de meter tudo na sacola deixou de ser automático por duas vezes (a minha e a do cara depois de mim).
Na frutaria aqui perto, todo mundo sabe que eu não quero sacola, e quando um dos senhorzinhos japoneses estica a mão em direção de uma sacola plástica, a moça no caixa avisa que eu não quero sacola.
No caixa de um loja do Shopping eu fui surpreendida com uma risada: ah, é você a moça que não gosta de sacola!!!

Nenhum comentário: